Itabuna ativa ações da coleta seletiva
Itabuna tem investido na coleta seletiva, depois de encerrar as atividades do antigo lixão um ano atrás. Ele funcionava há mais de 40 anos na cidade e foi substituído por um aterro sanitário certificado e o lançamento do Programa Recicla Itabuna de Coleta Seletiva.
Hoje a Prefeitura está intensificando a coleta seletiva porta a porta nos seis bairros que integram o projeto-piloto, coordenado pela Secretaria de Planejamento. A partir de segunda-feira, 23, os agentes ambientais vão visitar os bairros Conceição, Jardim Vitória, Góes Calmon, Califórnia, Fátima e São Caetano.
Nos bairros, a coleta seletiva é feita sempre no período da manhã, sendo às segundas-feiras no Conceição, Jardim Vitória e Góes Calmon. Às terças, no Fátima, às quartas, no Califórnia, e às quintas e sextas-feiras no São Caetano. No centro, a coleta ocorre sempre a partir das 17 horas.
Além de recolher os resíduos que devem ser separados na fonte geradora, ou seja, pelos próprios moradores dentro de casa e pelos comerciantes, os agentes buscam incentivar a cultura da coleta seletiva entre os itabunenses. O material seco aproveitado é vidro, papel, alumínio, papelão, garrafas PET e plásticos.
A Prefeitura de Itabuna disponibiliza ecopontos em várias partes da cidade para que a população deposite materiais recicláveis, além da coleta seletiva. Também está sendo intensificado o Programa Selo Verde Amigo do Catador e da Coleta Seletiva, instituído pelo Decreto nº 14.714 no ano passado.
O objetivo é incentivar pessoas físicas ou jurídicas a apoiar os agentes ambientais, a coleta seletiva e as ações que contribuem para a proteção do meio ambiente. O Selo Verde é certificado pelo município, por meio da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
