Itabuna monta mutirão contra a dengue

A secretária de Saúde de Itabuna, Lívia Mendes, convocou servidores de todos os setores da Prefeitura para criar uma força-tarefa de combate ao Aedes aegypti, o mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. Itabuna está vivendo uma epidemia de dengue e o índice de infestação continua alto.

Lívia quer evitar a repetição das epidemias de 2009 e 2016. No dia 14 a Prefeitura faz o primeiro mutirão, com o envolvimento de todas as secretarias, com estratégias para frear a proliferação do mosquito e educar a população nesse combate.

Uma reunião nesta segunda definiu que Novo Horizonte, Pontalzinho e Santo Antônio serão os primeiros bairros a receber o mutirão de combate às arboviroses. A ação será simultânea, sempre das 8 às 13 horas, na quarta, quinta e sexta-feira. As ações terão início a partir das 8 horas desta quarta-feira.

Haverá uma mobilização de caçambas para recolher materiais acumulados em quintais e terrenos baldios, que podem se tornar ambientes propícios à proliferação do mosquito Aedes aegypti. É importante que os moradores desses três bairros colaborem com a separação dos materiais.

Segundo dados da Vigilância em Saúde, Itabuna já tem 988 casos confirmados das três arboviroses. O número é quatro vezes maior que o de 2021 e já acendeu o alerta na Secretaria de Saúde da Bahia. Lívia diz que os agentes de endemias vêm trabalhando desde o ano passado nos bairros e conseguiram reduzir a infestação.

Porém, a combinação de chuva e calor, mais a enchente de dezembro, somados a outros fatores, fizeram com que a infestação voltasse a subir e os casos estão aparecendo com uma frequência cada vez maior. Lívia garante que Itabuna conta com 100% de cobertura dos agentes de endemias, tanto na zona urbana quanto rural.

17:57  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm