Merenda tem produtor local em Itabuna

As associações União para a Agricultura Familiar e Economia Solidária do Litoral Sul da Bahia (AUNAFES) e a de Agricultores e Produtores da Agricultura Familiar da Bahia (ASSGRIBAHIA) foram contratadas para fornecer gêneros alimentícios da agricultura familiar para as escolas municipais de Itabuna.

O resultado da Chamada Pública foi publicado depois da análise técnica dos produtos, executada por quatro nutricionistas da Secretaria Municipal da Educação. Segundo a diretora do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) na Seduc, Elionai Ramos, a aquisição começa com seleção dos fornecedores.

Também é feita pesquisa de preços. Esta valiação acontece duas vezes por ano, pela sazonalidade. Nessa chamada, por exemplo, além de frutas, legumes e verduras, os alunos terão milho e amendoim, adquiridos a preços bem abaixo dos de mercado, devido à grande produção nessa época.

A segunda Chamada Pública ocorrerá entre os meses de agosto e dezembro. Elionai destacou a iniciativa da Prefeitura de Itabuna ao adquirir alimentos produzidos pelos pequenos produtores rurais, o que permite a oferta de produtos mais saudáveis, sem o uso de agrotóxico e a preços bem mais acessíveis.

"Também contribui para o fomento da agricultura familiar do município. “Isso incentiva uma maior produtividade e garante o desenvolvimento sustentável da nossa agricultura”, acrescenta.

A diretora local do PNAE informa também que a Prefeitura segue normas da Lei nº 11.947/2009, que determina que o município utilize pelo menos 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para a alimentação escolar.

18:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm