Mutirão encontra focos no Vila Anália

A Prefeitura de Itabuna continua com o Mutirão de Combate ao Aedes aegypti nos bairros com maior índice de infestação predial. Nesta sexta, a maioria dos domicílios visitados pelos agentes de endemias no Vila Anália tinham larvas do mosquito causador das arboviroses.

A coordenadora do setor, Lucimar Ribeiro, diz que a situação mostra a necessidade de a população reforçar os cuidados dentro da própria casa. Segundo dados parciais do Índice de Infestação Predial, Itabuna apresenta no momento um índice ainda alto, de 5,9%. O ideal é 1%.

Os dados são preocupantes porque o percentual quase dobrou, de 3,2% para 5,9%, e a cidade já acumula 1.140 casos de dengue que, somados aos de chikingunya e zika, passam de dois mil. Lucimar diz que a Prefeitura faz a parte dela, mas é essencial que os moradores também façam a deles.

Ela explica que os focos do mosquito estão nas casas e o maior problema são as caixas d'água sem tampa. No Vila Anália, as equipes encontraram muitas residências fechadas e imóveis abandonados. Em uma casa na Rua Manaim, por exemplo, os agentes eliminaram muitos focos num reservatório e borrifaram inseticida.

A orientação dos agentes de endemias é lavar bem o tanque, retirar com bucha os ovos do Aedes aegypti que ficam grudados nas paredes e cobrir com uma tela. Como na casa da aposentada Maria Pinheiro, na mesma rua, onde estava tudo em ordem. “Sempre cuido para não trazer doença para perto de minha família”, contou.

Em uma residência na Rua Cédron, os agentes de endemias pediram o apoio de uma equipe da Limpeza Pública pela grande quantidade de entulhos. A dona conta que a enchente de dezembro trouxe muito lixo e entulho para os fundos da casa e ela não conseguiu retirar sozinha.

17:15  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm