Peritos entregam os cargos em protesto
O caos na segurança baiana foi ampliado nesta quarta. Depois dos delegados, agora foi a vez dos peritos criminais entregarem os cargos em protesto contra o desprezo do governador Rui Costa, do PT, com a categoria. A decisão já recebe críticas dos deputados.
O líder da oposição na Assembleia Legislativa da Bahia, Sandro Régis, perguntou "onde é que vai parar a segurança pública da Bahia?” e até deputados governistas começam a questionar a falta de ação de Costa para estancar a crise na segurança pública.
O pedido coletivo de exoneração dos peritos criminais deixa a Bahia sem investigação de crimes, análise de drogas e outros serviços essenciais. O ato acontece menos de uma semana depois que 400 delegados entregaram seus cargos comissionados em protesto.
O sindicato dos peritos diz que a decisão foi tomada depois de várias tentativas, sem sucesso, de abrir um canal de diálogo com o governo do Estado. Os profissionais querem discutir as péssimas condições de trabalho, a falta de investimento e de recomposição das perdas inflacionárias dos últimos sete anos sem aumento.
“Os governos do PT negligenciaram os investimentos para a proteção da sociedade baiana e ainda deixaram os trabalhadores da segurança pública à míngua. É um desmando completo que a Bahia não aguenta mais”, critica Sandro Régis, destacando que o problema não é novo.
A demissão coletiva teve 90% de adesão dos cargos comissionados e afeta 23 das 25 coordenadorias regionais de polícia, as Coordenadoria Regionais de Polícia Técnica (CRPT), as coordenações do Laboratório Central de Polícia Técnica (LCPT) e o Instituto de Criminalística Afrânio Peixoto (ICAP).
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
