Revoltados, professores param dia 31

Sem ter aumento salarial desde o início do primeiro mandato de Rui Costa (PT), os professores das universidades estaduais resolveram parar em protesto contra o aumento de 4% anunciado pelo governador no ano em que seu partido tenta permanecer no poder.

Na próxima terça, 31, os professores paralisarão as atividades e realizarão atos no portão de cada universidade. A paralisação é parte da campanha salarial da categoria, que luta pela retomada da mesa de negociação permanente com o governador e um reajuste acima da inflação.

"Com o objetivo de chamar atenção do governo e dialogar com a sociedade, os quase 280 cursos de graduação, 180 cursos de pós-graduação e 50 mil estudantes que são abarcados pela Uneb, Uefs, Uesb e Uesc estarão com as atividades acadêmicas sem funcionamento por um dia", diz nota da Adusc.

Ela afirma que, apesar da importância, os professores vivem uma realidade de desvalorização. A principal queixa é o salário. Após 7 anos de espera por um aumento, Rui Costa aplicou um reajuste abaixo da inflação de 2021 e desconsiderou que os salários estão congelados desde 2015, quando o governador assumiu o primeiro mandato.

"Quase metade do salário desses profissionais foi corroído pela inflação nos últimos anos, de modo que a luta da categoria hoje é por um reajuste salarial que, de fato, recomponha as perdas e a inflação", continua a nota, que destaca ainda a reivindicação pela volta do diálogo.

"Há mais de 800 dias a mesa de negociação está paralisada. A mesa é resultado do acordo de greve fechado em 2019, que foi quebrado pelo governo, mesmo após várias tentativas e envio de ofícios. A categoria pediu nesta semana uma reunião com a Comissão de Educação da Assembleia Legislativa e as Secretarias do Governo.

19:34  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm