Rui culpa 'os outros' pela insegurança
O governador Rui Costa (PT) disse que determinou ao Comando da Polícia Militar “o uso de força máxima” para prender os criminosos responsáveis pela morte de três policiais em Salvador. Rui culpou o governo do presidente Jair Bolsonaro pelo aumento da criminalidade no país, "ao facilitar o uso de armas".
O governador não conseguiu explicar porque a criminalidade caiu em todos os outros estado depois da liberação de armas, mas não na Bahia. É o único estado onde os homicídios e a violência cresceram nos últimos três anos e neste. Nos outros, os índices dos crimes caíram substancialmente.
Os dois policiais militares mortos no domingo, na Rua Vereador Zezeu Ribeiro, no bairro da Fazenda Grande I, em Salvador, estavam sem farda e voltavam do velório do soldado Alexandre Menezes, vítima em um tiroteio com bandidos no bairro de Águas Claras, na noite de sábado.
Os colegas Vitor Vieira Ferreira Cruz e Sanderson Lopes Ferreira foram surpreendidos ao sair do velório e chegaram a ser atendidos pelo Samu, chamado pelos moradores, e levados para o Hospital Municipal de Salvador, mas não resistiram. A PM não informnou se houve troca de tiros.
O governador deu uma declaração "sem noção" sobre o aumento dos crimes na Bahia. "O aumento do número de armas pesadas, inclusive de fuzis, a partir dessa orientação do governo federal de ‘liberou geral’ a entrada de armas no brasil, o que tem facilitado ainda mais criminosos terem acesso a armas maiores e mais pesadas”.
Rui Costa mostra uma ignorância inaceitável para o cargo que ocupa. Ele ignora que a liberação de posse de armas, em casa ou na empresa, não inclui permissão para nenhum tipo de arma pesada. Estas entram por contrabando, compradas por facções criminosas, ou são roubadas da PM em ações criminosas.
O petista também criticou a lei. “É o tráfico de drogas, com seu armamento pesado, agredindo a sociedade. Tenho denunciado seguidas vezes. Espero que tenhamos em breve uma legislação, e um sistema judicial que não facilite a soltura desses marginais”. Ele só não culpou seu próprio governo, responsável pela segurança.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
