Sesab alerta para epidemia de dengue

A secretária da Saúde da Bahia, Adélia Pinheiro, fez uma reunião de monitoramento da dengue, zica e chikungunya com os representates de 5 núcleos regionais de saúde e dos 17 municípios considerados de alto e altíssimo risco para uma epidemia de dengue.

Entre os municípios com incidência de dengue maior que 100 casos para cada 1000 habitantes estão Itajuípe, Coaraci e Floresta Azul. Os outros são Urandi, Potiraguá, Apuarema, Santa Cruz da Vitória, Mirangaba, Caatiba, Oliveira dos Brejinhos, Chorrochó, Remanso, Abaré, Caculé, Caldeirão Grande, Érico Cardoso e Ipupiara.

Outros 8 municípios estão em alerta do mesmo nível para chikungunya e um para zica. Os municípios foram orientados a dar atenção especial para as notificações no Sistema de Informação de Agravos de Notificação. É a partir destes dados que a Sesab decide as ações de combate às endemias.

Segundo Adélia, as salas de monitoramento dos municípios em alerta precisam de no mínimo 3 técnicos para fortalecer as ações, que passam ainda por fiscalização de terrenos urbanos, mutirões de limpeza e fornecimento regular de água potável.

“É preciso inserir a população nas ações de combate a essas endemias com sensibilização e educação. Máquinas de UBV pesado devem ser a última medida a ser adotada, afinal o vetor de disseminação (o mosquito) pode ser eliminado antes ainda de estar na fase alada, que é quando transmitem o arbovírus”, explicou a secretária.

22:04  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm