Sistema da UFRJ gera energia e água

A Coppe - Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), inaugurou uma ilha de policogeração sustentável capaz de gerar simultaneamente eletricidade, água destilada e biodiesel.

A coordenadora Carolina Naveira-Cotta explica que um painel solar gera eletricidade. "Ao gerar eletricidade, joga fora muito calor, que é recuperado para a destilação de água. Por isso, permite gerar eletricidade simultaneamente à água destilada. Essa água é potável”, informou em entrevista à Agência Brasil.

De acordo com a professora, o projeto pioneiro no país pode ser um importante aliado de prefeituras e comunidades remotas do semiárido nordestino, que não estão conectadas ao sistema de eletricidade. Ilhas, áreas em conflito ou de desastres ambientais também podem ser atendidas.

“Pode ser aplicado em qualquer lugar remoto ou inóspito. Então, se pode pensar em uma ilha, uma plataforma, um navio, no semiárido do nordeste, para atender comunidades que dependam de energia e também de água”, revelou, completando com o exemplo de uma ilha off-grid.

“Não tem cabo chegando lá, então, em vez de queimar diesel no gerador, coloca um painel, gera eletricidade e transforma água do mar em água potável”. Ela conta que no semiárido nordestino há cerca de 4 mil comunidades com necessidade de água.

Atualmente, o Programa Água Doce (PAD) do governo federal atende 900 comunidades com o sistema funcionando e o restante está a espera de ter energia, água ou os dois. “Certamente, no Nordeste a gente tem uma área de aplicação imediata”.

Ela destaca que o PAD faz dessalinização da água, mas necessita de eletricidade e, por isso, nem todas as comunidades puderam ser atendidas. “O nosso descentralizador pode ser complementar ao PAD.”

O protótipo é financiado pela Petrogal Brasil e Embrapii-Coppe. O projeto, desenvolvido no Laboratório de Nano e Microfluidica e Microssistemas da UFRJ, vai completar em junho dois dos três anos definidos no contrato e o protótipo foi montado há cerca de um ano, com participação de 15 pesquisadores. Com Abr

17:53  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm