Uesc recebe Espectrômetro de Massas

A Universidade Estadual de Santa Cruz inaugurou um novo equipamento de laboratório. É um Espectrômetro de Massas, que permite identificar estruturas e características de proteínas e metabólitos, além de interações entre biomoléculas. Ele foi custeado pela Finep e está instalado no Laboratório de Proteômica.

Ele fica dentro do Centro de Biotecnologia e Genética da Uesc, coordenado pelo professor-doutor Carlos Pirovani. A equipe já tinha experiência com análise proteômica dependente de gel, qeu tem um tempo de processamento e análise de seis meses.

"Migramos para análises de proteínas livre de gel com tempo reduzido para cerca de nove dias. Inicialmente, recebemos o equipamento por empréstimo, sistema LC/MS Q-TOF 6545 (Agilent), testado por dois anos. Esse equipamento realiza análise de amostras complexas com o prazo de 25 minutos".

"Ele identifica milhares de proteínas com alta sensibilidade e precisão, demanda uma massa de proteína 10 a 50 vezes inferior àquele sistema que é dependente de gel e gera maior volume e qualidade de dados,” explica o professor.

Segundo Pirovani, o “projeto é muito forte nas áreas de formação de recursos humanos especializados e já conta com um formulário de cadastro de usuários internos e externos e outro formulário para que o usuário possa avaliar as suas experiências no aparelho".

"Também, tem contribuído para parcerias com empresas privadas, contando atualmente com 27 usuários cadastrados, sendo 21 da Uesc, quatro usuários federais e dois estaduais, dois pedidos de patentes e outras solicitações sendo redigidas.”

20:23  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm