Virose infantil lota hospital de Itabuna
Depois da Covid, hoje a doença que mais preocupa Itabuna é a dengue, que está voltando e já acumula mais de 2 mil casos. Mas não é a única. O Hospital Manoel Novaes está tendo uma onda internações de crianças com doenças respiratórias, principalmente com o Vírus Sincicial, que gera infecção dos brônquios.
Ele é mais presente na faixa de idade até dois anos, explica a diretora Fabiane Chávez. A pediatra conta que a maior quantidade de atendimentos de pacientes com este virus acontece de março a agosto, mas neste ano o número de casos tem sido superior aos dos anos anteriores.
Nesta quinta-feira, das quatro crianças que esperavam por vaga na UTI, três sofriam com o Vírus Sincicial. E esta falta de vagas não ocorre somente em Itabuna, mas em toda a Bahia. Fabiane explica que a situação fica mais crítica porque o Manoel Novaes não atende apenas moradores de Itabuna.
Pacientes de cidades do extremo-sul, baixo sul e até do sudoeste procuram o hospital, por ser referência no estado. Além disso, ele recebe pacientes graves com diversas doenças, não apenas respiratórias. E a criança com vírus sincicial tem de ficar isolada das outras para evitar a transmissão, destaca Fabiane.
Os principais sintomas são febre e dificuldade de respirar. O paciente demora um pouco para apresentar melhora porque o ciclo do vírus dura de 7 a 10 dias, mas a respiração acelerada pode ocorrer por até três meses. Não existe um remédio específico para livrar, de imediato, o paciente do vírus.
O tratamento basicamente é feito com hidratação e medidas de suporte, com oxigênio. "Não podemos medicar esses pacientes com antibióticos”, explica Fabiane. Ela alerta que, no caso de prematuros, a situação é ainda mais preocupante, porque não se deve colocar paciente com bronquiolite junto com os outros.
“A bronquiolite é letal para os prematuros e os cardiopatas. Por isso, precisamos providenciar um leito de isolamento para esse tipo de paciente”. A médica explica que o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é uma das principais causas de infecções das vias respiratórias e pulmões em recém-nascidos e crianças pequenas.
Além do Vírus Sincicial, a bronquiolite pode ser causada pela Influenza ou adenovírus. O vírus respiratório é transmitido da criança infectada para outra pelas secreções do nariz ou da boca. O contágio ocorre com mais facilidade nos primeiros dias de infecção e a incubação do vírus ocorre de 2 a 8 dias.
A pediatra destaca que a maioria das crianças acometidas pelo Vírus Sincicial apresenta sintomas respiratórios leves ou moderados. “Temos várias crianças se recuperando em apartamentos e enfermarias, sem necessidade de internação em UTI, mas temos observado um aumento no número de pedido de vagas para internação”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
