53% não voltou para vacina de reforço

O Governo do Estado divulgou um balanço da vacinação contra a Covid-19 que traz um dado preocupante. Apesar de o Governo Federal ter comprado e enviado 34 milhões de vacinas para a Bahia, cerca de 4 milhões de pessoas optaram por não se vacinar.

Além disso, dos 11,6 milhões de baianos vacinados com a 1ª e a 2ª doses, cerca de 6,1 milhões simplesmente não voltaram aos postos para reforçar a imunização com a 3ª e a 4ª doses. Ou seja, 53% das pessoas estão com proteção vacinal incompleta.

Segundo a secretária de Saúde Adélia Pinheiro, a imunidade cai depois de 5 meses da vacinação. Por isso é importante tomar a dose de reforço, em especial num momento de festejos juninos em que grande parte da população se aglomera para dançar, beber e comer.

Sobre os casos ativos atuais, Adélia explica que eles não justificam nenhuma suspensão de eventos ou a adoção de alguma medida restritiva até o momento. Mesmo com o número de casos aumentando, o de internações e de óbitos não sofreram alteração, estão estáveis.

é importante ressaltar que a vacina não impede que a pessoa pegue Covid, mas evita que os sintomas sejam graves e as internações. Por isso, a secretária pede aos municípios que façam campanha para que as pessaos completem a vacinação com as duas doses de reforço.

Segundo a diretora da Vigilância Epidemiológica Estadual, Márcia São Pedro, a adoção da dose de reforço das vacinas contra covid-19 é um importante avanço no enfrentamento do vírus. “Ela garante proteção ao indivíduo e bloqueia a transmissão coletiva do vírus".

17:56  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm