Agro baiano cresceu no primeiro trimestre

Puxado pela produção de insumos e pelo processamento dos produtos agropecuários, o agronegócio baiano expandiu no primeiro trimestre, segundo o levantamento divulgado nesta semana pela Superintendência de Estudos Econômicos e Sociais da Bahia (SEI).

Segundo o órgão, o PIB do setor totalizou R$ 22,7 bilhões, o que corresponde a 24,3% do PIB estadual. Essa participação é superior à verificada no primeiro trimestre de 2021. Os números não surpreenderam a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado da Bahia (Faeb), que já estava otimista.

“O agro não parou em nenhum momento. Pelo contrário, frente à crescente demanda por alimento, temos investido em capacitação e tecnologia para aumentar cada vez mais a nossa produção e produtividade. Acreditamos que o ano fechará com números ainda melhores," afirma o presidente Humberto Miranda.

O primeiro trimestre, mesmo com importantes safras, não é o principal para o setor. A maior parte da produção agropecuária se desenvolve no segundo trimestre e isso trará impactos positivos tanto no próprio segmento quanto em agregados, a exemplo do transporte e comercialização.

O coordenador de Contas Regionais da SEI, João Paulo Caetano, confirma. “Considerando essa especificidade e com base em alguns indicadores mais atualizados relativos à produção agrícola baiana, a expectativa é que no segundo trimestre se tenha um desempenho mais favorável para o segmento do agronegócio baiano”.

19:18  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm