Coelba alerta para "perigos juninos"
A volta das festas juninas, depois de dois anos, fez a Coelba montar um guia com alertas para os usuários. Ela explica que existe a necessidade de redobrar os cuidados com a rede elétrica neste período, desde a decoração das casas e ruas, até as festas.
A guerra de espadas, que é ilegal mas continua acontecendo, é uma das procupações, porque pode atingir postes, fiações e equipamentos elétricos do sistema da Coelba, causando apagões e até acidentes. A empresa diz que é preciso manter distância de fios elétricos e não soltar fogos na direção dos postes.
Da mesma forma, as fogueiras somente devem ser montadas e acesas longe da rede de distribuição de energia. O calor pode provocar curtos-circuitos e partir a fiação. A decoração de ruas e praças também exige atenção. A Coelba adverte para nunca pendurar bandeirolas ou enfeites nos postes ou fios elétricos.
A montagem e instalação de barraquinhas, camarotes, arquibancadas e palcos deve respeitar a distância de segurança da rede elétrica. E precisam ter aterramento elétrico. A recomendação é que esse serviço somente seja executado por empresas habilitadas. Já as ligações de energia são feitas pela Coelba.
Para quem pretende celebrar o São João dentro de casa, é preciso evitar o uso de extensões e benjamins de forma permanente e nunca manusear equipamentos eletroeletrônicos como aparelhos de som, freezers ou geladeiras com o corpo molhado. Todos esses equipamentos precisam estar devidamente aterrados.
Ainda dentro de casa, é importante respeitar os pontos de contato com a energia. Os bocais de lâmpadas, por exemplo, jamais devem ser utilizados como suporte para pendurar enfeites como balões e bandeiras. Além de choques elétricos, essa prática pode provocar incêndios.
Para aqueles que forem passar o período junino em residências que estavam há muito tempo fechadas, é interessante fazer uma revisão na rede elétrica. O serviço necessariamente precisa ser realizado por um eletricista qualificado.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
