Covid aumenta, mas não têm sintomas
Em todo o país há o registro de um retorno crescente de casos de Covid-19, mesmo com internações e mortes no menor patamar desde o início da pandemia. Itabuna também registra aumento no atendimentos a síndromes gripais. Com o início do inverno, elas tendem a crescer.
Por isso, a Secretaria Municipal de Saúde está reforçanso a necessidade de a população manter os cuidados contra a Covid-19 nos festejos juninos, com a adoção de medidas como uso de máscaras e de álcool gel 70%, além do distanciamento social, algo impossível nas festas juninas, inclusive no ItaPedro.
O último Boletim Covid-19, de quarta-feira, traz 40 casos ativo, mas se refere a sete dias, o equivalente a uma média de aproximadamente 6 casos por dia. Na semana anterior foram 26, média de quase 4. Porém, todos foram assintomáticos ou tiveram sintomas leves de gripe.
Não houve, nas duas semanas, nenhuma internação em leito clínico ou de UTI, nem óbitos. Mesmo assim, o número de atendimentos nos postos de saíde e na UPA do Bairro Monte Cristo também aumentou neste mês com a chegada do clima mais frio.
No dia 1º de junho, dos 153 atendimentos, 19 foram para sintomas de Covid-19 e 0 positivados. Já no dia 13, foram 208 atendimentos na UPA, sendo 33 só para Covid-19 e 6 positivados, enquanto no dia 17 foram 181 atendimentos, sendo 43 para Covid-19 e 14 positivados.
A secretária municipal de Saúde, Lívia Mendes Aguiar, ressalta que esse é um momento para que a população reforce os cuidados durante os festejos juninos. “Essa é uma época muito aguardada, pois, vivemos dois anos intensos, lutando contra o Covid-19 seguindo a risca os isolamentos”, comentou.
“Por isso, é preciso que possamos aproveitar as festividades, mas com os cuidados necessários para não desencadear mais casos e assim conseguirmos aliar a diversão com a proteção”, advertiu a titular da Secretaria Municipal da Saúde.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
