Fiocruz: aulas não aumentam a Covid
A Fundação Oswaldo Cruz divulgou uma nota técnica reafirmando a importância da manutenção das aulas presenciais, resguardado o afastamento de casos positivos e sintomáticos de Covid. O Grupo de Trabalho enfatiza que é necessário ter disponibilidade de testes para covid-19 na comunidade escolar.
De acordo com os pesquisadores, depois de todo este tempo de convivência com a Covid, é possível afirmar que as aulas presenciais nas escolas não têm nenhum efeito no aumento da transmissão do vírus. Além disso, A Fiocruz ressalta que a detecção de um caso na escola não significa que a transmissão ocorreu nela.
Para os pesquisadores, a maioria dos casos são adquiridos fora das escolas e levados para ela, mas os estudos científicos comprovam que a disseminação do virus é limitada nas escolas. O documento destaca que em 21 de junho o Brasil tinha 85,5% da população acima de 5 anos vacinada.
A nota diz que, pelas características da doença, padrão de disseminação nas diferentes faixas etárias e efeitos da vacinação, é possível afirmar que a transmissão de trabalhadores para trabalhadores é mais frequente do que a transmissão de alunos para trabalhadores, trabalhadores para alunos ou alunos para alunos.
O documento afirma que "é imperativo buscar reconstruir as rotinas escolares e seus projetos pedagógicos'. A nota conclui dizendo que, no atual momento epidemiológico, não são recomendadas novas interrupções das atividades escolares.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
