Ibama visita Porto de Ilhéus por PCA
O Porto de Ilhéus recebeu a visita do Ibama para acompanhar a implementação do Plano de Controle Ambiental (PCA), feito com suporte técnico da Ecossis Soluções Ambientais desde 2020, por meio de 17 subprogramas. O encontro começou com uma reunião entre o Ibama, a Codeba e o gerente do porto.
“A visita de um órgão fiscalizador é sempre importante, e a expectativa é que nós possamos melhorar as condições em decorrência dela”, afirmou o gerente Luiz Roberto Campos. Ele apresentou ao Ibama os resultados de ações que já vêm sendo desenvolvidas.
Entre elas estão o Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, Programa de Controle das Emissões Atmosféricas na malha urbana de Ilhéus, Programa de Recuperação de Áreas Degradadas, Programa de Educação Ambiental e Programa de Apoio às Comunidades de Pesca.
“Essas vistorias técnicas fazem parte do acompanhamento que o Ibama tem que fazer para a implementação do PCA. A gente recebe os relatórios, mas também é necessário ter esse contato em campo. A gente ficou um tempo sem conseguir fazer esse acompanhamento por conta da pandemia".
"Agora estamos retomando essa agenda em todos os portos. É para ser uma rotina, ter esse contato com a equipe Codeba e estabelecer o contato do Ibama com as comunidades”, frisou a coordenadora substituta e analista ambiental do Ibama, Janaína de Sousa.
Após a reunião, a comitiva visitou as áreas operacionais e a base de atendimento a emergências do Porto de Ilhéus, além de conhecer a equipe que colabora para a movimentação portuária e o entorno, como o bairro São Miguel, praias ao norte e a faixa de praia da Avenida Soares Lopes próxima ao porto.
O fechamento da visita se deu na Associação de Pescadores do Malhado, com representantes da comunidade, Codeba, técnicos da Ecossis, e a equipe do Ibama. Os moradores foram ouvidos e abriu-se um debate a respeito das ações e medidas que estão sendo implementadas no equipamento.
“A visita do Ibama tem um caráter muito importante para a Codeba, porque nos traz os benefícios necessários em relação ao meio ambiente e como conduzir o nosso trabalho. Eu vejo um saldo muito positivo com tudo que eu vi nessa vistoria técnica.”, concluiu o diretor da Codeba, Augusto Cesar Posada.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
