Alta na procura de vacinas surpreende
Depois de um período de baixa procura por parte da população, Itabuna vive um aumento dela depois das festas na cidade e da subida do número de casos ativos. Por causa da pouca busca, o Ministério da Saúde reduziu a quantidade enviada, até para evitar a perda de imunizantes por prazo de validade.
A Secretaria de Saúde da Bahia passou a repassar uma quantidade menor para Itabuna. Agora, a secretaria municipal constroi seu planejamento e organização para assegurar o acesso da população às vacinas nas unidades dos bairros e do centro.
Segundo a coordenadora da Rede de Frio, Camila Brito, confirma que “com o aparente controle da pandemia, após o avanço da vacinação no país, o Ministério da Saúde reduziu o processo de aquisição de novas doses, levando em conta também a baixa procura registrada pela população que é público-alvo”.
Camila ressalta que não há escassez de vacina e desabastecimento, mas houve um rápido crescimento na busca pela vacina por parte da população, principalmente depois do período de festas juninas, e o considerável aumento na procura por testagens e o registro de casos.
“O que está acontecendo é o crescimento na demanda que antes estava reprimida”. A coordenadora diz que outro fato deve ser levado em consideração, que os repasses de doses pelo Ministério da Saúde às secretarias estaduais de Saúde, que antes eram feitos semanalmente, agora acontecem a cada 15 dias.
Nesta quinta-feira, dia 14, por exemplo, Itabuna recebeu cinco mil novas doses, sendo 3 mil da Pfizer e 2 mil da Oxford, que na segunda-feira serão distribuídas às UBS e USF. “Nem sempre temos recebido a quantidade de doses solicitadas, mas mantemos nossa organização para assegurar o acesso da população à vacina”.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
