Audiência debate ônibus em Itabuna
A Prefeitura de Itabuna fez nesta terça a primeira Audiência Pública sobre o transporte coletivo. A ideia é reunir sugestões que serão usadas para construir as regras da licitação do sistema. A reunião aconteceu no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e foi produtiva.
O secretário Thales Silva enfatizou a importância das discussões e disse que a licitação deve refletir os anseios dos usuários. Ele lembrou a importância de as empresas respeitarem o contrato de concessão. Foi uma referência velada à São Miguel e Viametro, que nunca cumpriram o que assinaram em 2014.
Pelo contrato, elas deveriam ter construído um terminal de transbordo, criar o bilhete único e colocar nas ruas ônibus com ar-condicionado. Nada disso aconteceu e elas desistiram de operar na cidade em 2020. No ano segunte, a nova gestão fechou acordo emergencial com a Atlantico.
A empresa passou a operar em fevereiro de 2021, depois de 11 meses sem ônibus na cidade. A nova licitação vai escolher duas empresas para operar o sistema por 20 anos, com possibilidade de prorrogação. A frota total terá que ser de 92 ônibus, 70% deles com até dois anos de fabricação e o resto até oito.
A previsão inicial é de 62 linhas, por meio de dois lotes, que serão operadas no sistema bairro - centro e bairro - bairro. Está incluída a implantação da estação de transbordo. Além da frota de 46 ônibus, cada empresa deve manter mais dois como reserva.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
