Censo terá opção de responder online
O Censo 2022 mantém uma opção que ajudou muita gente em 2010 e agrada às pessoas com menos tempo. Os moradores poderão escolher a opção de preenchimento do questionário pela internet. Mas isso só será possível depois da visita inicial obrigatória pelo recenseador.
Ele vai registrar as coordenadas do endereço e registrar a escolha pelo autopreenchimento via internet. A partir daí, será gerado um e-ticket, com prazo de validade de sete dias, para que a pessoa responda ao questionário online. Caso ele esqueça, não será problema.
No segundo dia, vai haver um disparo por SMS e por e-mail para a pessoa. No quarto dia, o IBGE vai ligar e verificar por que a pessoa não começou a preencher ou, caso tenha começado, por que não continuou, se houve alguma dúvida ou se ela perdeu o e-ticket, explica a coordenadora Andrea Salvador.
Se o informante mantiver sua escolha pelo preenchimento via internet, o IBGE tentará o contato uma última vez no sexto dia. Se o prazo de sete dias expirar e o questionário permanecer sem resposta, o domicílio retorna aos aparelhos dos recenseadores para que seja feitas uma entrevista presencial.
O Censo 2022 também tem uma central telefônica exclusiva para esclarecer as dúvidas durante a coleta domiciliar, que começa na próxima segunda-feira, 1º de agosto. O Centro de Apoio ao Censo está disponível pelo fone 0800 721 8181, com 180 agentes capacitados para ajudar no preenchimento do questionário.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
