HB também raciona exame de contraste
O Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Radiologia emitiram uma nota sobre a necessidade de racionamento, em escala mundial, do uso de contraste radiológico para exames e procedimentos médicos. Existe uma falta geral do produto e outros 14 medicamentos, afetando todos os países.
Nesta quarta, a Santa Casa de Itabuna já tinha anunciado o racionamento dos exames com contraste. Agora foi a vez do Hospital de Base Luís Eduardo Magalhães. Ele vai restringir o uso do produto para pacientes internados e vítimas de acidentes até que o suprimento seja normalizado.
Os meios de contraste são muito usados em exames do setor de Bioimagens do hospital, que faz 30 ressonâncias e 30 tomografias por mês, em média. A coordenadora da farmácia, Dioney Guimarães, destacou que os avanços no diagnóstico por imagem se deram justamente a partir do uso do contraste.
Ela explica que este uso cresce a cada ano, porque o resultado define melhor a imagem dos órgãos, mostrando características importantes, além das estruturas densas, como os ossos. O Ministério da Saúde informa que continua atuando com a Anvisa, estados e municípios para resolver a questão.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
