Itabuna tem 'surto' de animais na rua

Itabuna precisa com urgência de uma política para os animais soltos na cidade. Nos últimos meses, houve uma enorme proliferação de cães e gatos nas ruas, que continuam se multiplicando sem controle por parte da Diretoria de Zoonozes, praticamente parada há mais de seis anos.

O resultado foi uma explosão do número de cães e, especialmente, gatos em Itabuna. Em bairros como o Goes Calmon e Conceição é possível ver dezenas de animais fuçando em sacos de lixo e invadindo casas em busca de comida. Sem castração nem controle, a população deles dobra em meses.

Além do sofrimento para os animais, eles podem contrair e levar doenças para os moradores. O veterinário da Unesc Vilson Cardoso alerta que os cães podem ser infectados com doenças fatais, como parvovirose, e transmitir aos humanos sarna, micose e brucelose, que podem afetar o coração e o aparelho digestivo.

As mais graves são a leishmaniose, que pode causar tumores e úlceras, e a raiva, que não tem tratamento e leva à morte. Itabuna já teve um castramóvel, mas as castrações estão inativas e não existe um plano para recolher os animais nas ruas. As regras do estado e prefeitos durante a pandemia agravaram o problema.

Elas levaram muitos donos a abandonar os animais por falta de condições de manter a alimentação e os cuidados. Muitas famílias tiveram que escolher entre alimentar os filhos ou os animais. O resultado pode ser visto nas ruas de qualquer bairro da cidade.

18:33  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm