ITR começa a ser cobrado em agosto
A partir de 15 de agosto, os donos de imóveis rurais devem apresentar a Declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural referente a 2022. O prazo vai até 30 de setembro. A declaração deve ser apresentada por um dos integrantes quando o imóvel rural pertencer a mais de um contribuinte.
Também devem apresentar a declaração pessoas física ou jurídica que, entre 1º de janeiro e a data da apresentação da DITR tenham perdido a posse do imóvel rural, em processo de desapropriação por necessidade ou utilidade pública, ou por interesse social, inclusive para fins de reforma agrária.
É também obrigatória a apresentação nos casos em que foi perdido o direito de propriedade pela transferência ou incorporação do imóvel rural. Esse caso também se aplica a casos de imóveis em processos de reforma agrária. A obrigação se estende àqueles que perderam a posse em função de alienação ao poder público.
O pagamento do ITR pode ser parcelado em até quatro vezes, desde que nenhuma cota tenha valor inferior a R$ 50. O imposto devido com valor inferior a R$ 100 deve ser pago em cota única. Tanto a primeira parcela como a cota única devem ser pagas até 30 de setembro. As demais cotas sempre no último dia útil de cada mês.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
