Sem delegado, Itagi enfrenta a violência

A população de Itagi, de 13 mil habitantes, continua esquecida pelo Governo do Estado. A cidade, que fica próxima a Ipiaú, está sem delegado desde o início de junho, quando a titular saiu de licença prêmio por 9 meses, com previsão de se aposentar em seguida.

Conhecida como a “Faixa de Gaza” da 9ª Coorpin, somando 18 homicídios nos últimos anos, Itagi esperava que o Estado nomeasse um substituto para a cidade. Porém, ele preferiu reforçar a delegacia de Jequié, enviando o delegado Nadson Pelegrini para trabalhar na Deam, que já tinha a delegada Grazielle Quaresma.

O delegado chefiava a Divisão de Homicídios de Jequié, que foi extinta, depois de 26 operações bem sucedidas. Ao invés de enviar Pelegrini para comandar a delegacia de Itagi, ele foi para um cargo de pouca relação com sua capacitação.

Enquanto isso, Itagi enfrenta uma onda de violência agravada poelo abandono da delegacia. O blog Mateus Oliver Repórter apurou que Pelegrini tinha pedido formalmente para assumir Itagi, porém teve o pedido negado. Na cidade, muita gente acusa o Estado de retaliação, porque o prefeito é de oposição a Rui Costa.

Pouco tempo atrás, o coordenador da 9º Coorpin, Rodrigo Fernando, informou a Mateus Oliver que uma ação coordenada estava sendo articulada para combater a criminalidade em Itagi. Mas não se tem notícia dela. O delegado alegou que os crimes caíram 40% na cidade, mas não deu nenhum detalhe.

O município teve 5 homicídios em 2020, 8 em 2021 e 5 em 2022, a tal redução citada pelo chefe da Coorpin, só que ele compara os 12 meses do ano passado com apenas seis deste. O índice de mortes por habitantes é muito próximo do de Jequié, que tem uma população quase dez vezes maior e registrou 70 homicídios em 2020.

O prefeito Olival Andrade diz que vem cobrando mais segurança junto ao Estado há vários anos, mas sem resposta. "O governo do PT fracassou na segurança pública e os índices de violência comprovam isso", afirma, citando os 6.700 homicídios na Bahia em 2021, quase o dobro do segundo estado mais violento.

17:47  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm