Sta Casa suspende exame de contraste
A Santa Casa de Itabuna emitiu nota para informar que os pacientes do Hospital Calixto Midlej Filho estão sofrendo os efeitos da falta mundial de insumos médicos, como o contraste iodado, usado em exames. Existe uma falta internacional de produtos causada ainda pela pandemia de Covid.
A diretora técnica do Calixto, Maria Carolina Reis, reforça que a falta de contraste iodado impacta diretamente a assistência ao paciente. No interior da Bahia, a unidade é referência no tratamento de doenças coronarianas, incluindo síndrome coronariana aguda, além de diagnóstico e tratamento de câncer.
Segundo a médica, a prioridade é para os pacientes em estado crítico, que precisam de diagnóstico precoce. Ela se estende a pessoas internadas com síndrome coronariana aguda. São casos em que não há alternativa para o diagnóstico. O contraste é usado em tomografias e procedimentos como cateterismo e angioplastia.
Por causa dessa falta de insumo, a Santa Casa suspendeu o atendimento ao público externo e pacientes estáveis. De acordo com a recomendação do Ministério da Saúde, os exames que devem ter contraste na emergência são os de hemorragia, traumas, dissecção vascular, aneurisma, além de tratamento do câncer.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
