Uesc recebe drone que georeferencia

O curso de Agronomia da Uesc recebeu de doação um drone Vant eBee Plus e 25 licenças do software PX4D da empresa Santiago & Cintra GeoTecnologias - Geotec. A Uesc foi sorteada np 9º MundoGEO Connect, em 2019, através do professor Niel Teixeira.

O total chega a R$ 850 mil em equipamentos e licenças do software. Ele foi entregue na quarta-feira, 20, pelo engenheiro Marcelo Almeida, diretor comercial da Geotec, durante reunião com o reitor Alessandro Fernandes, o vice-reitor Maurício Moreau e o professor Niel Teixeira.

O drone eBee Plus tem alta capacidade de cobertura de área, usa câmera SODA e oferece upgrade PPK e RTK, onde o usuário pode obter dados com alta precisão, sem pontos de apoio. O equipamento é leve, possui inteligência artificial para decolagem, voo e aterrissagem.

Durante o voo, as imagens são capturadas de forma a garantir a sobreposição necessária à cobertura da área desejada. Elas são transferidas para o software Pix4Dmapper, que permite a visualização e a medição de áreas mapeadas através de mosaicos precisos, modelos digitais de elevação e nuvens de pontos.

O professor Niel coordenou uma pesquisa para testar e validar a mais recente técnica de posicionamento por satélites, a PPP-RTK, para georreferenciamento de imóveis rurais. A Geotec forneceu receptores GNSS, softwares de pós-processamento e sinal de correção via satélite, entre outros.

Foram realizados levantamentos GNSS em todos os estados para avaliar a precisão desta técnica. Os resultados finais foram em torno de 2,5 cm, o que demonstra a viabilidade do GNSS para levantamentos precisos em georreferenciamento de imóveis rurais, topografia e cartografia.

19:58  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm