Teosópolis abre exposição dos 200 anos

O Centro Cultural Teosópolis e a Uesc promovem uma exposição sobre o Bicentenário da Independência do Brasil a partir desta quinta-feira. A ação inclui uma visita virtual ao Museu de Queluz, em Portugal, além de exposição de artesanato e uma oficina gratuita.

A pesquisadora e professora de história da Uesc Laila Brichta (foto) fará palestra com o tema “Independência: outros 200, outras histórias” na abertura da exposição. Ela conta que pretende discutir a importância dos museus e seu papel nos dias de hoje.

"A memória que se quer guardar, que se quer construir. Museu é um lugar vivo, um espaço dinâmico. Os objetos podem velhos, mas o museu é vivo”, diz Laila, doutora pela Unicamp e com pós doutorado pela Universidade de Las Palmas de Gran Canaria, da Espanha.

Ela ensina história da Uesc desde 2003 e contará a um pouco dos 200 anos da independência do Brasil. Além de Laila, quem comparecer poderá fazer uma visita virtual ao Museu de Queluz, um dos mais tradicionais da Europa, criado em 1654 por Dom João IV e instalado na antiga residência real.

Haverá ainda uma Exposição de Artesanato do professor Anselmo Góes, que vai expor peças de tear manual. Ele é professor e vai minsitrar uma oficina de tear manual. Outra expositora é a artesã Flávia Oliveira, da Associação de Artesãos do Sul da Bahia, que mostrará suas peças de costura criativa.

Esta é a segunda Exposição do Centro Cultural. A primeira foi a Exposição fotográfica “Toponímia de Itabuna: Ruas e Avenidas que revelam Histórias”, também em parceria com a Uesc, que conta a vida de personagens que emprestam seus nomes às ruas e bairros da cidade. O Centro Cultural fica na Rua C, 298, no bairro Conceição.

19:37  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm