YouTube acusado de sabotar Jovem Pan
Os espectadores do programa Os Pingos nos Is, da Jovem Pan, acusaram o YouTube de boicote e dão como exemplo a noite de quarta-feira, 14. Muitos reclamaram de não ter recebido o aviso para início da live, padrão da rede social para quem está inscrito no canal.
Eles também notaram o número unusual de pessoas assistindo o programa, bem menor que o normal e que a média. Os apresentadores também notaram. O jornalista Augusto Nunes, que faz parte da bancada, comentou o sumiço das visualizações ainda durante o programa.
“O YouTube conseguiu, com as instruções que anda passando, tirar 50 mil visualizações", afirmou, depois explicando porque o canal faz tanto sucesso a ponto de incomodar o YouTube. "Os programas de outras emissoras parecem uma extensão do programa eleitoral do PT".
"Jornalistas choram quando têm manifestações a favor de Bolsonaro. Perdem credibilidade por isso. O problema deles é que Os Pingos nos Is fala a verdade.” O programa vem batendo os canais de emissoras como GloboNews e CNN no mesmo horário há vários meses.
No Twitter, Ana Paula Henkel, que participa do programa e tem uma coluna na Revista Oeste, publicou print do post de um espectador avisando que não conseguia encontrar o link do programa no YouTube. Nos comentários, vários seguidores disseram passar pelo mesmo problema.
“Depois do ‘hit job’ e da choradeira do consórcio irrelevante de ontem sobre a enorme audiência da Jovem Pan no YouTube, hoje muitos espectadores do nosso programa não estão conseguindo acessar ou sequer encontrar o link dos Pingos na plataforma”, tuitou Ana Paula. “Mas deve ser apenas coincidência?”
Ela se referia a uma reportagem da Folha de S.Paulo, trazendo um levantamento da Universidade Federal do Rio de Janeiro, que alega que o YouTube está privilegiando “vídeos bolsonaristas”. Em seguida, o ex-presidiário Lula foi ao Tribunal Superior Eleitoral pedir censura contra a emissora.
A maior exposição de vídeos a favor de Bolsonato nada tem a ver com a vontade do YouTube. Ele usa um algoritmo que mostra para o visitante os videos mais relevantes para ele, baseado na popularidade naquele público. A maior popularidade de canais como Jovem Pan e Te Atualizei faz eles serem mais destacados.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.
