Zona rural está sendo isolada em Ilhéus

O Movimento Pelo Transporte Público Que Merecemos, que reúne as comunidades de Ilhéus prejudicadas pela falta de ônibus, vem denunciando o acesso precário em locais como Maria Jape, Japu, Nova Vitória, São José, Valão, Repartimento, Rio de Engenho e Acuípe.

O transporte ficou suspenso durante a pandemia e voltou a funcionar em setembro de 2020, mas o número de veículos e as condições dos ônibus vem sendo muito piores do que antes da suspensão. O serviço é precário no centro, com veículos velhos, mal mantidos, enferrujados e com pneus lisos.

Se na sede ele já é ruim, na zona rural é escandaloso. Lugares que antes tinham quatro ou cinco horários passaram a ter um ou dois. Para o Nova Vitória, por exemplo, não existe nenhum horário à tarde. Muitas pessoas precisam andar quilômetros porque o ônibus só vai até o meio do caminho, incluindo crianças e idosos.

Nos poucos trechos atendidos, muitas vezes o ônibus não consegue passar por causa da lama e dos buracos nas estradas, que não recebem manutenção por parte da Prefeitura. A produção de alimentos e animais também é prejudicada, porque não pode ser levada para vender no centro.

Sempre que é questionada, a Prefeitura promete resolver ou dá informação falsa sobre a situação do transporte na zona rural. Nos últimos meses passou a alegar que o transporte só pode ser regularizado fora da sede quando o município contratar uma terceira empresa. Mas as duas atuais resolviam antes da pandemia.

18:31  |  


Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.

     


morena fm