Mais de 30% da população mundial utiliza a Internet para jogar jogos como o poker
Em 2021, o site de compilação estatística DataReportal analisou dados de todos os países do mundo para tentar compreender até que ponto a Internet faz parte das nossas vidas. A conclusão do estudo parece ser evidente: no Brasil, na Europa, ou em África, já é impossível conceber a sociedade atual sem considerar o espaço online. Os brasileiros foram mesmo alvo de destaque, já que se encontram entre os povos que passam mais tempo no espaço online.
Juntamente com as Filipinas, a Colômbia e a África do Sul, o Brasil é um dos poucos países do mundo onde se gastam mais de 10 horas por dia a navegar na Internet. Em 2020, a média mundial se fixou nas 6 horas e 54 minutos, mais 16 minutos do que em 2019. A influência do mundo online em nossas vidas parece ser óbvia, mas o que fazemos quando estamos ligados à Internet?
Informação lidera, mas os jogos ganham papel de destaque
O site DataReportal procurou tentar perceber o que fazem os cidadãos de todo o mundo quando navegam online. O relatório concluiu que o acesso a informação continua a ser a principal motivação por detrás da utilização da Internet, já que se adequa a mais de 60% dos inquiridos. Outras razões populares para a utilização da Internet são o contato com amigos e familiares (56.3%), o acesso a notícias e novidades (55.6%) e o acesso a tutoriais online (51.9%). Para a compilação destes dados, o DataReportal contatou indivíduos entre os 16 e os 64 anos de idade.
Uma das grandes surpresas do relatório, no entanto, passa pela crescente influência dos jogos no espaço online. Segundo o DataReportal, mais de 30% dos internautas utiliza o espaço online para jogar, num claro indício do crescimento de popularidade de serviços de entretenimento digitais. Por detrás do sucesso do gaming online podem estar jogos como o poker, que tem conquistado cada vez mais adeptos no Brasil. Ainda que os jogos de sorte não se encontrem 100% liberalizados em território nacional, é possível jogar poker de forma segura através de sites sediados no exterior.
Os jogos estão entre as 14 principais razões para o uso da Internet, ultrapassando a pesquisa de negócios (30.7%) e contato com desconhecidos (29.9%). À frente do gaming online ficaram a pesquisa acadêmica (42.6%), a pesquisa de música e arte (46.3%) ou o acesso a novas ideias e inspiração (47.6%). Outros motivos incluem a gestão financeira (35.2%) ou a pesquisa de novos destinos de viagem e atividades de lazer (38.7%).
Na sua maioria, os mais jovens acedem à Internet através do telemóvel
O crescente uso do telemóvel para aceder à Internet também foi destacado pelo DataReportal. Esta tendência é particularmente forte entre os mais jovens. Em 2021, se estima que os jovens entre os 16 e os 24 anos utilizem o telemóvel durante mais de 58% de todo o tempo passado online. Para cidadãos entre os 55 e os 64 anos, a percentagem diminui para 43.3% no caso das mulheres e cerca de 40% no caso dos homens. Num âmbito mais geral, se pode verificar que os telemóveis já ultrapassaram o computador como principal meio de acesso à Internet, reunindo 55.7% de todo o tráfego mundial. A percentagem do uso do computador diminuiu para pouco mais de 44%, enquanto que os tablets não ultrapassaram os 3 pontos percentuais. Os países onde mais se utiliza o telemóvel para navegar online são a Nigéria (82.1%), a África do Sul (79.4%), o Gana (76.6%) e a Índia (76.6%).
Não é apenas a Internet
Apesar da Internet ser o meio de comunicação prevalente do século 21, os cidadãos de todo o mundo continuam a gastar muitas horas por dia a ver televisão, a navegar nas redes sociais, a jogar jogos e a ouvir música. De acordo com o site DataReportal, ainda se passam mais de 3 horas por dia, em média, a ver televisão (serviços de streaming como a Netflix também foram contabilizados). De forma algo surpreendente, ainda passamos mais de 2 horas por dia a ler informação através de registos escritos; no entanto, se acredita que a maior parte dos leitores prefere conteúdos digitais a conteúdos impressos.
Em todo o mundo, o rádio nos ocupa durante uma média de 1 hora por dia, enquanto que os videojogos são jogados 1 hora e 12 minutos por dia. Serviços de streaming de música nos ocupam 1 hora e 31 minutos diários. Já as redes sociais, que também fazem parte do tempo que passamos online, nos mantêm ocupados durante 2 horas e 25 minutos por dia.
Para realizar pesquisas online, a maior parte das pessoas (98%) continua a preferir um motor de busca clássico, como a Google ou o DuckDuckGo. No entanto, o número de internautas que pesquisa com recurso a ferramentas de reconhecimento vocal aumentou para 45.3% e quase 33% da população já utilizou serviços de pesquisa de imagens.
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