As tendências tecnológicas para os próximos anos
Vivemos em tempos de revolução tecnológica, em que a cada ano surgem novidades que podem potencialmente mudar diversos aspectos em nossas vidas. E não há como fugir, as inovações estão por toda parte: na maneira como nos comunicamos, como nos relacionamos com outras pessoas, como compramos e até mesmo como passamos o nosso tempo de lazer.
Sabendo disso, a conclusão óbvia é que tais mudanças também afetam o mercado de trabalho de maneira geral e, consequentemente, a forma como trabalhamos. Mas como isso ainda pode mudar nos próximos anos? Quais são as áreas mais afetadas? Os segmentos que não atuam diretamente com tecnologia também são influenciados? Falaremos mais sobre isso no artigo de hoje.
O mercado de tecnologia
Não há como falar das transformações que ocorrem em todo o mercado de trabalho sem falar especificamente do de tecnologia. Ao mesmo tempo que o número de profissionais dessa área sobe cada vez mais, a procura por eles também é intensa. Para se ter uma ideia, estima-se que o Brasil terá uma demanda próxima de 800 mil trabalhadores do ramo até 2025. E isso pode afetar diferentes segmentos da tecnologia.
O setor de games é um exemplo que vem em pleno crescimento há décadas e que possui apenas previsões de melhores. Isso porque o segmento sabe se reinventar, inovar e atingir os interesses do seu público ao mesmo tempo. Tomemos como exemplo os jogos de esportes como o FIFA ou o NBA. A cada nova atualização as mudanças não são apenas na adição de novos jogadores, mas também nas novas maneiras de se cobrar faltas, novos dribles e atualizações gráficas e de jogabilidade que permitem deixar os jogos mais reais.
Podemos falar o mesmo dos títulos de casino, que não se limitam a apenas reproduzir jogos de mesa clássicos, mas que também sabem inovar a partir de novos temas, games exclusivos para a internet e também na jogabilidade, para que a experiência dos usuários seja cada vez melhor.
Outro segmento que está em pleno crescimento há mais de 10 anos é o de programação mobile. Já é impossível desassociarmos as novidades tecnológicas dos smartphones e tablets, que são partes essenciais de nossa vida pessoal e também muitas vezes da vida profissional. Os trabalhadores responsáveis por criar e desenvolver aplicativos para esses dispositivos são requisitados exatamente por isso: a cada novidade que surge, seja um produto físico, digital ou mesmo um tipo de serviço, ela vem acompanhada de um aplicativo que facilita nossa interação. E essa demanda tende a crescer e se aprimorar ainda mais nos últimos anos.
É claro que os games e a programação mobile não são as únicas tendências da tecnologia para os próximos anos. Além deles, diversos outros segmentos específicos também possuem previsões de crescimento, como os de web design, tecnologia da informação e cloud computing, para citar alguns exemplos.
Outras áreas afetadas
Como você já pôde notar com o exemplo que demos sobre a criação de aplicativos para diversas situações, a área da tecnologia pode até criar inovações, mas elas refletem em todo o mercado de trabalho e em nossa vida de maneira geral.
A área da saúde, por exemplo, é constantemente afetada, seja para reduzir os custos de procedimentos, para dar uma maior autonomia aos pacientes ou até mesmo para que o tipo de atendimento seja feito de forma mais eficaz. Muitos podem até pensar que essas novidades se limitam a novos aparelhos para exames como o ultrassom portátil, que ficou em evidência nos últimos anos, mas elas podem acontecer até mesmo sem os pacientes terem contato direto, como um uso mais acirrado da inteligência artificial e sistemas mais modernos para diversos procedimentos de emergência ou consultas.
É importante frisar que essas novidades afetam a sociedade de uma forma geral, como citamos no início do artigo. E isso acaba causando diversos impactos, pois modifica a maneira como nos relacionamos com o nosso ambiente. Por isso, é importante sempre estar atento às inovações que fazem sentido para você e que podem ser benéficas para a sua vida, pois com esse universo de informações disponível, é muito fácil nos perdermos. Entretanto, quando sabemos utilizá-las da maneira correta, elas podem se tornar ferramentas importantes para nos aperfeiçoarmos em nosso trabalho e também em outras esferas da vida.
Muito esforço foi feito para produzir estas notícias. Faça uma doação para repor nossas energias. Qualquer valor é bem vindo. Pode ser via Bradesco, ag 0239, cc 62.947-2, em nome de A Região Editora Ltda, ou pelos botões abaixo para cartão e recorrentes.