Opinião
|
Anuncie aqui: (73) 3617-0335
4 de outubro de 2008
Geraldo Simões, secretario de Agricultura da Bahia
"Juçara terá apoio de Lula e Wagner para ajudar Itabuna"
em um momento decisivo de sua história, afirma o secretário de Agricultura da Bahia, Geraldo Simões, que vê a cidade diante de dois caminhos:
"Continuar como está, com o descalabro administrativo de Fernando Gomes e Azevedo, ou iniciar um novo ciclo de desenvolvimento, com a eleição de Juçara Feitosa".
Confira a entrevista exclusiva, concedida à rádio Morena FM e ao jornal A Região na quinta-feira.
A Região - As eleições apontam que a população vai decidir entre dois caminhos, reconstrução ou continuidade da atual administração...
Isso está bem claro, diante das duas candidaturas que chegaram à reta final em condições de vencer as eleições.
De um lado Juçara Feitosa, que realizou um grande trabalho como secretária de Desenvolvimento Social, atuando em beneficio das famílias carentes e que está preparada para realizar uma grande administração.
Além disso, Juçara terá o apoio do presidente Lula e do governador Jaques Wagner, que é fundamental numa cidade em que a situação de abandono chegou ao limite. Juçara representa a verdadeira mudança, no sentido de que Itabuna pode retomar o caminho do desenvolvimento, acompanhando os avanços que acontecem no Brasil e na Bahia.
Do outro lado, temos um candidato que se diz independente, mas é vice do atual prefeito e durante mais de três anos foi secretário de Transportes. As ligações dele com o prefeito são antigas, ele sempre foi subserviente.
Quem comanda a campanha dele é gente ligada à prefeitura, como Maria Alice e até o Plano de Governo dele foi elaborado pelos secretários do prefeito. A eleição do candidato do DEM significa que a cidade continuará sendo comandada pelas mesmas pessoas, que são acusadas de desviar recursos públicos, perseguir servidores e abandonar a cidade.
AR - O eleitorado tem esse entendimento?
Acredito que, por conta do jeito humilde do candidato do DEM, que faz um discurso popular mas nunca fez nada em benefício do povo, muitas pessoas não se dão conta de que ele é o candidato do atual prefeito.
Ele nunca levantou a voz, sempre se calou diante dos desmandos. Não pode negar que tem responsabilidade por essa situação caótica que está aí. Nesse sentido, quero fazer um chamamento à reflexão. É preciso que as pessoas reflitam.
O que está em jogo no dia 5 é o caminho que a cidade vai seguir. Cada itabunense deve ter a consciência de que estará definindo o que quer para os próximos anos. Itabuna não suportará mais quatro anos comandada pelo mesmo grupo.
AR - Um exemplo desse descaso é a saúde...
A saúde recebe 85 milhões de reais por ano e a atual administração foi tão irresponsável que o município foi descredenciado da gestão plena, com graves prejuízos para a população.
O desvio de recursos no Hospital de Base levou a Polícia Federal a instaurar um inquérito, que está em andamento. O numero de mortes no Hospital de Base subiu de 400 em 2004 para 2.600 na atual gestão. Um verdadeiro descalabro.
Nos postos de saúde faltam médicos e remédios. Serviços importantes que implantamos durante nossa administração foram desativados ou sucateados, como o Cepron, o Creadh, o Cerest, o Brasil Sorridente, a Policlínica, a Central de Regulação e o Samu 192.
Juçara tem projetos para recuperar a saúde, fazer retornar a gestão plena, modernizar o Hospital de Base, ampliar o número de equipes de saúde da família, construir novos postos de saúde e trabalhar pela abertura do Pronto Socorro da Santa Casa.
Para isso contará com o apoio do Governo do Estado. O secretário Jorge Solla fez questão de vir a Itabuna, reafirmar seu apoio à Juçara e seu compromisso com a melhoria do sistema de saúde em Itabuna.
AR - Itabuna estagnou nos últimos anos justamente por conta do descaso da administração atual?
Itabuna parou enquanto outras cidades cresceram e isso não pode continuar. Vejam os exemplos de Eunápolis, Teixeira de Freitas, Itapetinga, Vitória da Conquista e Ilhéus.
Essas cidades estão alinhadas com o Governo Federal e o Governo Estadual e vivem um ciclo de desenvolvimento, com obras importantes e investimentos que geram empregos. Ilhéus, por exemplo, terá um novo porto, novo aeroporto e uma ferrovia.
Itabuna não pode ficar pra trás. Lutamos para trazer uma base do gasoduto da Petrobrás para a cidade e a obra já é realidade. Juçara trará o parque têxtil, para industrializar algodão, que vai gerar 10 mil empregos. Vai dinamizar o comércio e a prestação de serviços.
Juçara, com o apoio de Lula, vai trazer a Universidade Federal, que vai consolidar a cidade como um grande pólo de ensino superior e criar novas oportunidades para nossos jovens. Trata-se de uma chance histórica, que a gente não pode desperdiçar.
AR - Outra obra importante é a barragem do Rio Colônia...
Esse é outro exemplo da incompetência da atual administração. O Governo Federal liberou 40 milhões de reais para a construção da barragem, mas a obra não avançou.
Juçara vai construir a barragem, duplicando a captação de água e complementando o trabalho que fizemos, quando foram investidos 10 milhões de reais no sistema de distribuição, beneficiando principalmente a população dos bairros.
AR - Juçara sofre preconceito por ser mulher?
As mulheres representam a maioria do eleitorado de Itabuna e a cada dia ocupam funções importantes em todas as áreas. Não pode ser diferente na política.
Ainda assim, Juçara vem sofrendo todo tipo de agressões durante a campanha, algumas delas descambando para a baixaria. Felizmente, ela vem recebendo o apoio da população e isso tem dado força para que continue trabalhando para vencer a eleição.
Juçara é a pessoa mais preparada para administrar Itabuna e tenho certeza de que uma mulher com sua sensibilidade, competência e pelos apoios que tem, como o presidente Lula e o governador Jaques Wagner, vai realizar um grande governo.
AR - Nessa eleição, outros candidatos disseram que também têm o apoio de Lula...
Isso é oportunismo. Juçara sempre esteve ao lado de Lula e de Wagner desde a fundação do PT. Foi atuante em todas as campanhas nas derrotas e nas vitórias, numa relação de lealdade e companheirismo.
Além disso, Wagner veio a Itabuna manifestar publicamente seu apoio a Juçara e Lula gravou uma mensagem onde diz que Juçara é sua candidata. Para o presidente e para o governador, é muito melhor ter uma prefeita que é do mesmo partido, porque os recursos para obras e programas sociais serão bem aplicados.
Lula e Wagner, com o apoio dos nossos ministros, secretários e deputados vão ajudar Juçara a reconstruir Itabuna. Repito: essa é a oportunidade que não podemos desperdiçar, pelo bem de Itabuna e de seus habitantes.
AR - A gente tem recebido várias denuncias de compra de títulos. O PT tem algum esquema para coibir isso no dia da eleição?
Acho que vamos avançar no Brasil quando pedir a impressão digital, estamos caminhando para isso, mas enquanto não acontecer é perigoso a gente enfrentar esse pessoal, porque a notícia de compra de titulo por parte da prefeitura para beneficiar o 25 está na boca do povo e nos quatro cantos da cidade. Nossos advogados recorreram e a sugestão é que na hora de votar apresente o titulo e a cédula de identidade.
E eu peço às pessoas de bem em Itabuna que se empenhem em fiscalizar. Mas quero dizer também que alguns pagam a metade, pegam o titulo e depois das eleições pagam a outra metade e devolvem o titulo. Não vale a pena correr risco. É uma prisão séria e em flagrante.
AR - Desespero mesmo foi um candidato chegado às forças do Demo, que matou 50 bodes e tomou banho com o sangue deles. Como católico, acho uma coisa chocante e revoltante. E você o que acha?
Isso choca. Eu fui no bairro de Fátima e na caminhada que foi feita pelo 25 no domingo, em cada encruzilhada, que nós chamamos de cruzamento, tinha um ritual. É por isso que lá no bairro as famílias entraram em período de oração. Juçara foi em duas casas lá fazer oração.
É algo escandaloso, mas não é novidade, porque Fernando Gomes, que é o chefe de Azevedo, sempre fez isso, macumba, sacrifício, bode, galinha preta... e quem organiza tudo isso é Maria Alice.
AR - O senhor está confiante na vitória de Juçara?
Estou. Juçara é a melhor candidata, a mais preparada e a que tem melhores projetos. Os itabunenses só têm a ganhar com a eleição de Juçara e acredito que neste domingo a população vai escolher aquele que é o melhor caminho para a cidade, uma administração alinhada com Lula e Wagner. Por isso, vai eleger Juçara prefeita.
AR - Tenho dados que me impressionaram e até me entristecem. Mostram que na gestão de Fernando Gomes e Azevedo o Hospital de Base saiu de 474 mortes em 2004 para 2.600 em 2007. Não seria o caso de processar o gestor ou tomar uma providencia jurídica?
Marcel, o caso é grave. Quando iniciei o governo em 2001, o dinheiro que vinha de Brasília para a saúde de Itabuna era R$ 20 milhões e pulou para R$85 milhões. É muito dinheiro e a saúde pública no meu governo era a melhor da Bahia.
Por isso os 100 municípios do sul e do extremo sul deixavam de ir para Salvador para vir a Itabuna. E quando vinham, Itabuna recebia dinheiro, tinha mais dinheiro. Hoje está diferente. As pessoas saem de Itabuna para se tratar em outras cidades e os médicos também estão saindo para trabalhar em outros lugares. Isso é um crime.
E olhe que no meu ultimo ano de governo a gente cuidava do hospital, que tinha dinheiro, comida, remédio, médico e administração. Por ano faleciam 474 pessoas, mas para aumentar para 2600 pessoas é um crime porque não tem médicos, higiene, remédios nem equipamentos.
Soube de uma noticia estarrecedora que uma pessoa morreu de apendicite, uma doença simples de tratar. Mas, na hora de operar, faltou roupa branca para o médico e a operação foi empurrada para as três, quatro e cinco horas.
Quando acharam a roupa do médico a pessoa já tinha morrido. Morreu por falta de responsabilidade do prefeito, do presidente do hospital e da equipe dele.
AR - O que chama a atenção é que esse genocídio de 2600 pessoas aconteceu no ano em que supostamente o hospital gastou mais com remédio, alimento e material. Foram R$ 4,5 milhões, só em dois fornecedores: Andrea Pessoa e Cobahia. O mais grave é que não entrou nada no almoxarifado. Não seria o caso de uma intervenção da Policia Federal?
Veja bem, Marcel, quem vai para o Hospital de Base tem que levar a própria comida. Na verdade o hospital não compra comida. Ali entra na nota e eles dividem o dinheiro entre si. Está assim na prefeitura toda. Alguém conhece essa Cobahia? Se vende muito deve ser uma empresa grande. Alguém conhece Andrea Pessoa? Por que eu vou comprar remédio ou alimento em Salvador?
AR - Desse total, R$ 1.843.000 foram para a compra de material hospitalar, mas acabo de lembrar que faltou soro no hospital, que é coisa básica.
Quando vejo esse empenho, desespero na prefeitura, dos secretários, forçando funcionários a ir para caminhadas, a botar cartaz e bandeira na porta, é para garantir que eles continuem na prefeitura para encobrir essas cosias erradas todas.
A Polícia Federal terá que intervir. Mas a PF intervir e, antes disso, os documentos desaparecerem como desapareceram os da Emasa é que não pode. Eu estou convencido que eles não querem que nada seja investigado. Isso é no hospital de base, na Emasa, na educação, na prefeitura. É nota fria, sai dinheiro da prefeitura e não entra mercadoria nem o serviço que a prefeitura contratou.
AR - Todo mundo que vai a Vitória da Conquista volta impressionado e a cidade até outro dia comia poeira de Itabuna. Como aconteceu essa virada?
O povo de Conquista vinha cuidar da saúde em Itabuna, hoje é o contrario. E enquanto Juçara bota no cartaz eu, Lula e Wagner, o outro esconde o apoio dele. Azevedo anda debaixo do sovaco de Fernando porque foi ele quem arranjou a patente de capitão para Azevedo, foi ele quem botou no Detran por mais de 20 anos, foi ele quem botou como vice prefeito e secretário de trânsito, que alias só conseguiu botar dois semáforos nesses anos todos.
AR - Deixa eu corrigir. Ele pegou o semáforo da Califórnia e levou para o Conceição...
A turma da prefeitura com Maria Alice e Raimundo do Caixão quer ficar lá com Azevedo para ficar controlando a vida inteira. E mais uma vez zombar do povo na radio, dizendo que é o reconhecimento do povo pela administração. Essa foi a pior administração que já vi em toda a minha vida. O povo vai votar em Azevedo quando morrem 2.600 pessoas no Hospital de Base.
AR - A gente sabe que nessa eleição a disputa será acirrada, mas a última pesquisa da Sócio Estatística confirma Juçara na frente. Você acha que Juçara ganha com que margem?
Juçara sai às 7 horas da manhã e chega à meia noite. É muito determinada e gosta de trabalhar, trabalha mais do que eu. Onde ela vai a receptividade é muito boa e ela vai ganhar com uma boa margem em relação ao segundo colocado. E isso vai ser muito bom para Itabuna,
Marcel. Você falou Conquista, que tem lá a Universidade Estadual com curso de Medicina e, nesses quatro anos do prefeito Raimundo, o Governo Federal investiu R$ 200 milhões. Para Teixeira de Freitas estão indo 10 usinas de metanol com investimento de R$ 5 bilhões. Em Eunápolis tem a fábrica da Veracel que mantém a economia da cidade.
Ilhéus vai receber um porto, um aeroporto, um ferrovia e uma ZPE. Em Jequié o governador anunciou uma universidade com curso de medicina. E Itabuna pode ficar para trás? Não pode. Desse jeito vamos só dormir em Itabuna e trabalhar em Ilhéus ou Jequié.
AR - Por isso voce acha importante a vitória de Juçara?
O importante de Juçara prefeita em Itabuna é porque, pela primeira vez na história desta cidade, teremos uma prefeita do mesmo partido do presidente da República e do governador e já temos nossas solicitações e compromissos com eles.
Nós queremos nossa universidade federal em Itabuna, queremos mais indústrias, mais saúde e investimentos e queremos ficar no mesmo nível das cidades importantes da Bahia. E se não for Juçara, vai ser quem? Porque tem Juçara e o DEM.
Terminou a disputa para prefeito começa para governo do estado e federal e quem é o inimigo de Wagner e Lula? É o DEM.
É por isso que digo que essa é uma excelente oportunidade para Itabuna, que nós vamos aproveitar para transformar a cidade numa das principais da Bahia e do Brasil, com investimentos importantes para melhorar a situação de vida de nosso povo.
|
|