A Regiao
Volta ao inicio
Inicio
Fale conosco | Tempo na Bahia | Servicos | Quem somos
Opinião

:: Ultimas
:: Geral
:: Itabuna
:: Ilhéus
:: Bahia
:: Malha Fina
:: Charge!
:: Internet
:: Giro Geral
:: Segurança
:: Cultura, lazer
:: Giro da Bahia
:: Entrevistas
:: Artigos
:: Serviços
:: Comercial
:: Contatos
 
 
jupara.com.br
Anuncie aqui: (73) 3043-8941

21.Janeiro.2012




Gilson Nascimento, diretor da 5ª Ciretran


"O indicado político pode ser punido sim”
gilson garante Gílson Nascimento, que assumiu a direção da 5ª Ciretran em Itabuna há um mês, depois de um período como secretário municipal.
      No cargo há um mês, Gilson Nascimento já começou a arrumar a sede da 5ª Ciretran em Itabuna e fala do que pode ser melhorado, das conquistas em pouco tempo, do que pretende fazer e destacou a importância da biometria nas auto-escolas do município.

Como o senhor encontrou o Detran?
       O Detran é um órgão regional composto de 22 cidades, temos uma estrutura antiga e arcaica, estamos com vários problemas com equipamentos, além dos problemas externos.
       Estamos dentro de um complexo e isso carece de uma manutenção. Estou à frente há um mês e estou tentando melhorar a aparência do órgão. Para isso estou buscando alguns parceiros.
       Já fizemos uma limpeza externa, retirando várias caçambas de entulho, fazendo poda das árvores. Na parte interna melhoramos o atendimento, que é o nosso principal gargalo. Para se ter uma ideia tínhamos apenas uma impressora para o Detran todo.

E como isto será resolvido?
       Já estive em Salvador com o diretor geral e o secretário de gabinete e eles me deram uma notícia nada agradável. Itabuna foi ranqueada como a pior cidade da Bahia. Para mudar isso, tem que mudar o básico. Baseado nisso, me pediram um projeto para reforma.
       Encontrei aqui 16 ar condicionados, 11 com defeito. Na minha primeira ida a Salvador já trouxe novos aparelhos, impressoras, computadores, dando às pessoas que chegam buscando atendimento e aos servidores o mínimo de dignidade.
       Diga-se de passagem, o servidor com menos tempo de casa tem 30 anos.

O que foi preciso fazer para sanear o órgão?
       Na verdade, é preciso. Precisamos fazer uma oxigenação nos setores, tentar motivar os servidores. Faremos uma vez por semana reuniões com grupos separados, uma vez ao mês um levantamento do que foi produzido.
       Vamos tentar puxar o servidor para se integrar ao projeto, que é modernizar. Eu disse aos servidores que se o Detran fosse uma empresa particular e tivesse concorrentes, com certeza a 5ª Ciretran em Itabuna tinha falido.
       Quando Itabuna aparece no ranking como a pior cidade da Bahia, isso envolve o atendimento, estrutura, humanização, produtividade.

O senhor foi indicado pelo PCdoB. A candidata do governo é Juçara Feitosa. O senhor vai usar o Detran na campanha de quem?
       O Detran não é órgão para fazer campanha. É um órgão de prestar serviços à comunidade. Costumo sempre dizer que ao se pegar um técnico e colocá-lo para dinamizar esse órgão ele se torna naturalmente um técnico politizado.
       Mas se pegar um cabo eleitoral e colocar para tomar conta de um órgão naturalmente vai fazer ele se transformar em um péssimo cabo eleitoral.

Existem comentários de que, quando o senhor chegou, existia uma equipe de Salvador investigando irregularidades na habilitação. Já fizeram um relatório?
       Quando eu cheguei tinha uma equipe aqui fazendo um levantamento que gerou quatro processos e todos já seguiram para Salvador. Só sei que foram colhidos depoimentos, mas não tenho conhecimento dos relatórios finais.
       Mas quando saírem os relatórios, as providências serão tomadas para dar a resposta que a sociedade merece.

É verdade que o capitão Fábio Santana pediu ao senhor emprego de diretor no Detran?
       Não. Isso é falácia. Capitão Fábio é um ex-deputado, um profissional exemplar dentro da Polícia Militar. E isso não aconteceu.

Não existe dificuldade em conviver com diretores indicados por outros partidos?
       Não. As pessoas quando chegam aqui recebem uma missão do órgão, de acordo com as características que o órgão quer desenvolver, as variáveis que ele quer, os projetos.
       Se elas são indicadas por algum político, antes de tudo têm que ser técnicas. Como técnicos, eles devem ter a responsabilidade primeiro com o Detran.

O servidor concursado pode ser punido, mas o indicado político não. Como o senhor lida com isso?
       O indicado político pode ser punido. Nos processos administrativos, se tiver indícios de irregularidade, automaticamente o político é notificado pelo Detran, através do chefe de gabinete ou o próprio diretor-geral. Se tiver indícios de corrupção, o político é acionado e orientado a trocar.

Existem servidores indicados pela prefeitura de Itabuna ou políticos ligados a ela?
       Não. Existe um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura de Itabuna e o Detran-BA. O trânsito de Itabuna é municipalizado, por isso esse convênio tem que existir, senão não seria municipalizado. E uma das etapas do convênio é de que haja fiscalização.

Mudando de assunto, é verdade que o senhor teve que pegar R$ 42 mil emprestados para quitar dívidas da campanha de Luiz Argolo?
       Por uma questão de ética não gostaria de comentar o fato.

O senhor foi secretário e homem de confiança de Azevedo. Hoje é do estado. Até que ponto o prefeito pode usar o Detran em sua campanha?
       O Detran é um órgão que exerce o serviço dele e não haverá ligação nenhuma com a prefeitura de Itabuna ou com qualquer outra prefeitura. Iremos fazer um trabalho técnico para prestar um bom serviço à comunidade itabunense e da região.

O senhor era conhecido como Super Gílson. Qual foi a kriptonita que tirou o senhor da prefeitura?
       Eu saí da prefeitura por força do estatuto da Polícia Militar, que permite que o militar se afaste por dois anos. Cumpri a minha etapa, tenho certeza que contribui para a gestão e ingressei em outro projeto (do PCdoB).
       Isso por entender que tem muito mais a ver com o que vai ocorrer em Itabuna e região, o desenvolvimento através de vários equipamentos, como a Universidade Federal, Porto Sul, Complexo Intermodal. Eu entendo que o projeto do PCdoB é mais adequado para o crescimento da região.

A biometria já foi implantada em todas as auto-escolas de Itabuna? Aproveitando, explica o que é biometria.
       A biometria é um sistema de identificação através das digitais. As pessoas, ao comprar o laudo no Detran, automaticamente tem os dedos ‘scaneados’ e essa informação segue para a auto-escola, que saberá se é a mesma pessoa.
       É uma forma de trazer conforto e segurança às auto-escolas e ao órgão de segurança. Em cada aula o indivíduo terá que colocar o dedo lá para ser identificado.

Depois da biometria o número de laudo emitidos pelo Detran (Itabuna) diminuiu?
       Houve uma diminuição, observando os dados estatísticos do próprio Detran. Essa diminuição dar-se em razão por dificuldade financeira, crise e também a cobrança. Hoje é mais difícil uma pessoa se passar por outra ou até uma auto-escola querer burlar a legislação.

Com a implantação da biometria o senhor tem informação se alguma auto-escola em Itabuna fechou as portas?
       Tem algumas auto-escolas com problemas e já foram notificadas pelo Detran para prestar o serviço público com dignidade.

 

calango.com
Cotações
Dolar, Cacau, Boi Gordo, Café e Leite

Eventos
A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

Links
Os sites recomendados por A Região

Balaio
Os classificados online de A Região

Marcel Leal
Artigos do presidente da Rede Morena

Caso Leal
Mais de 7 anos de impunidade

Calango.com
Conheça o Portal da Bahia

Propaganda
Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

Copyright©1996-2011 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (ex-Getúlio Vargas), 34, 45600-020, Itabuna, BA, Brasil
Telefone (73) 9131-7785. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.