24 de Janeiro de 2004
Luiz Sena, coordenador do carnaval de Itabuna
"Gilberto Gil poderá vir ao Carnaval de Itabuna"
afirma o secretário municipal de Agricultura, Indústria, Comércio e Turismo, Luís Sena. O ministro da Cultura pode ser uma das autoridades presentes no Carnaval Antecipado de Itabuna, além de outras que já confirmaram participação, a exemplo do ministro Jaques Wagner e dos deputados Josias Gomes, Nelson Pellegrino e Alice Portugal.
Nessa entrevista, além dos "vips" que estarão na festa, Sena fala das grandes atrações musicais, da presença dos artistas da região, da estrutura em torno da organização do evento e da importância econômica do Carnaval Antecipado para a comunidade itabunense.
A Região - O investimento no Carnaval tem bom retorno para a comunidade?
Tem um retorno bastante positivo, porque a Prefeitura busca fazer o Carnaval com a característica de ser um momento de alegria e entretenimento, mas, ao mesmo tempo, é uma festa que permite a mais de 2 mil pessoas a possibilidade de incrementar sua renda vendendo produtos e prestando serviços. Nos três últimos carnavais Itabuna registrou uma ocupação superior a 90% em sua rede hoteleira. Os restaurantes também ganham mais, o comércio formal e informal aumenta seus lucros e isso tem um efeito cascata muito bom para todo o município.
AR - Como estão os preparativos para o Antecipado 2004?
Estão dentro do cronograma, com um trabalho conjunto de diversas secretarias do nosso governo e organismos que fazem parte da área de segurança. Já fizemos reuniões com as polícias civil e militar, corpo de bombeiros, Secretaria Municipal de Saúde, entre outros órgãos. Nossa preocupação é que os foliões possam brincar com muita organização e num clima de paz e segurança.
AR - Qual é o planejamento específico para a segurança do Carnaval?
Haverá um trabalho articulado da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros, integrando também a Polícia Federal. A PM estará na festa com 1.800 homens, haverá mais 150 a 200 homens da Polícia Civil, 70 do Corpo de Bombeiros e mais a Guarda Municipal com praticamente todo o seu contingente. É bom lembrar que, quando a gente fala de segurança, também inclui os órgãos de saúde, por isso teremos no circuito uma equipe de primeiros-socorros e um posto de atendimento com capacidade até para a realização de pequenas cirurgias.
AR - A Prefeitura conversou com os blocos sobre os cordeiros. O que vai ser feito para evitar abusos e até agressões ao folião?
Uma das orientações discutidas na última reunião com os órgãos de segurança, que contou com a participação de blocos, foi exatamente a de garantir uma melhor qualificação dos cordeiros. Os blocos devem observar a qualificação e a capacidade de lidar da forma mais cordial possível tanto com o folião que está brincando dentro do bloco, como aquele da pipoca.
AR - A sua Secretaria está sempre em contato direto com o empresariado. Qual a expectativa desse setor para o Carnaval?
O nosso governo entende a importância de viabilizar Itabuna no que se refere ao turismo. Hoje a nossa cidade, principalmente através do Carnaval Antecipado, é divulgada em todo o país e isso está previsto em nosso plano de mídia. Certamente, vamos atrair visitantes de outros estados e até países, de modo que os hotéis, pousadas e restaurantes estão se preparando para receber esse público. Existe a expectativa de um movimento muito grande e a nossa economia como um todo ganha muito com isso.
AR - Que apoio a Prefeitura está oferecendo aos blocos tradicionais?
A Prefeitura contribui decisivamente para que esses blocos viabilizem a sua estrutura, dentro de um espírito de valorização da cultura popular. Os grandes blocos, os chamados comerciais, são indispensáveis ao Carnaval, mas não podemos esquecer que os tradicionais, como o Maria Rosa e o Casados I... Responsáveis, dão um tempero diferente e são verdadeiras marcas da festa momesca realizada em Itabuna.
AR - Como vai ser a presença dos artistas locais no Carnaval?
Além das grandes atrações, que já fazem sucesso no Carnaval de Salvador, a exemplo de Ivete Sangalo, Araketu, Gil, Chiclete com Banana, Netinho, Margareth Menezes, Jammil, entre outros, o Carnaval Antecipado de Itabuna garante espaço para mais de 40 artistas locais. Nós defendemos que a festa também deva servir para mostrar os valores que temos em nossa cidade, e eles são muitos. O Carnaval de Itabuna é bom exatamente por essa variedade.
AR - No Carnaval de Itabuna, os foliões ainda reclamam do intervalo excessivo entre os trios. A comissão estuda alguma maneira de corrigir essa falha?
Nós estamos fazendo um planejamento para que não haja aqueles intervalos, que não são culpa da Prefeitura, mas de alguns acidentes que ocorrem no circuito, como o atraso de blocos ou defeitos nos trios. Mas nós preparamos um cronograma, inclusive já divulgado, prevendo que, se uma atração programada para determinado horário sofrer algum atraso, imediatamente tenha outra já preparada. Faremos todo o possível para que os horários previstos sejam cumpridos.
AR - Nos últimos anos, o Carnaval de Itabuna tem sido visitado por autoridades de expressão nacional, inclusive ministros do governo Lula. Já se sabe se algum deles estará na festa deste ano?
Durante a administração do prefeito Geraldo Simões o Carnaval de Itabuna tem se notabilizado também pela presença de grandes nomes da política nacional. O nosso presidente Lula esteve no Carnaval de Itabuna (antes da eleição), Ministros de Estado, deputados e senadores já visitaram a nossa festa e nesse Carnaval de 2004 várias presenças já estão confirmadas. Por exemplo, o nosso ministro do Trabalho Jaques Wagner oficializou publicamente, durante as inaugurações do Senai e do programa Informática para Todos, sua intenção de estar aqui durante o Carnaval. Os deputados federais Alice Portugal, Josias Gomes, João Almeida, Nelson Pelegrino também já estão confirmados, além de outras autoridades que estarão confirmando suas presenças no início da próxima semana.
AR - O ministro da Cultura Gilberto Gil também estará no Carnaval de Itabuna?
Nós estamos fazendo o convite para que esse nosso "embaixador da cultura" possa vir conhecer o Carnaval alegre, irreverente e organizado que temos em Itabuna. Faz parte do projeto do ministério conduzido por Gilberto Gil esse envolvimento com as festas populares e certamente ele vai gostar de ver a bela festa que a nossa cidade realiza.