A Regiao
Volta ao inicio
Inicio
Fale conosco | Tempo na Bahia | Servicos | Quem somos
Opinião

:: Ultimas
:: Geral
:: Itabuna
:: Ilhéus
:: Bahia
:: Malha Fina
:: Charge!
:: Internet
:: Giro Geral
:: Segurança
:: Cultura, lazer
:: Giro da Bahia
:: Entrevistas
:: Artigos
:: Serviços
:: Comercial
:: Contatos
 
 
jupara.com.br
Anuncie aqui: (73) 3043-8941

10 de Abril 2010

Ten Cel Ubirajara, comandante do 15º BPM

"Segurança pública deve ser uma preocupação de todos"
Ubirajara - afirma o comandante do 15º Batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Jorge Ubirajara. Ele avalia como positivas as ações que a polícia vem implantando na tentativa de reduzir o índice de violência em Itabuna.
      Em entrevista exclusiva, o coronel pede uma participação ainda maior da sociedade e cobra do prefeito de Itabuna o cumprimento da promessa de doar motocicletas para reforçar o trabalho dos policiais.
      O oficial destaca que a maioria dos assassinatos neste ano (até quinta, 8, eram 50) está relacionada ao tráfico de drogas e nega que faltem viaturas e policiais em Itabuna.

Que avaliação o senhor faz destes nove meses no comando do 15ºBPM?
       Muita positiva, porque mudamos o sistema de inteligência, modernizando-o. Recebemos mais viaturas e equipamentos. Aumentamos a parceria com as polícias Civil, Federal e Rodoviária Federal. Mudamos algumas coisas por questão de estilo. Eu sou especializado em estratégia em segurança pública.

A violência vem crescendo na região...
       Vejo que esse problema vem ocorrendo em todo o País, principalmente nas cidades do porte de Itabuna. Temos apreendidos mais armas de fogo e drogas e as pessoas estão denunciando cada vez mais pelo disque denúncia, sem que precise se identificar.

Mas isso é suficiente?
       Dentro de 15 dias instalaremos o Disque Cidadão, gratuito, com ferramentas para atender ainda melhor as denúncias. O serviço vai facilitar o combate à criminalidade. Sei que os instrumentos que temos ainda não são ideais, mas vem ajudando muito.

Qual a importância da população no trabalho da polícia?
       Acho que esse é o momento da comunidade se unir. E acredito que seja hora da imprensa focalizar as causas desses problemas. É hora das faculdades e da Uesc fazerem um trabalho voltado a encontrar soluções.

A PM, às vezes, é acionada em situação que poderia ser resolvida com bom senso?
       Nós, sociedade, temos que mudar nossa mentalidade. Eu, como cidadão, não posso ir a um bar, ficar bêbado, sair dirigindo e depois reclamar que a violência está aumentando. Não posso invadir a calçada e esquecer que por ela precisa passar um deficiente.

O senhor defende que as pessoas mudem o conceito sobre a cidadania?
       É muito fácil as pessoas se queixarem que não tem policiamento. Tem sim, mas a demanda é tão grande porque muita gente não cumpre o dever de cidadão. Precisamos que a polícia fique livre para atuar em outras situações, não ser requisitada porque um mal educado não sabe respeitar o próximo.

Falta conscientização para eliminar parte dos problemas?
       Acho que quando o cidadão abre o alto-falante do seu carro em via pública, não se importa que possa haver pessoas doentes próximas, que precisam do silêncio. Há casos em que a polícia é chamada de madrugada para coibir este abuso.

O Comando nos Bairros está funcionando?
       Claro que sim. Levamos o projeto para o Pedro Jerônimo. Fizemos em Coaraci, Buerarema e Itapé. Em abril vamos levar para Almadina, Itajuípe e Itapitanga. Vamos aproveitar para fazer a entrega de viaturas novas.

Mas essas viaturas não eram para Itabuna?
       Estamos entregando viaturas para as cidades que não contavam com veículos. Eu gostaria de pedir aos blogueiros que, ao postar notícia relacionada ao 15º BPM, ouçam o comando para não publicar informações distorcidas.

E Itabuna, não está com déficit?
       Não. O município conta com muitas viaturas circulando. O estado está disponibilizando equipamentos, formando mais 3.200 soldados e, neste mês, enviando um segundo lote de viaturas.

Quantas novas viaturas o 15º Batalhão receberá?
       Já recebemos cinco no primeiro lote. Quanto à nova remessa, mandamos um relatório para o comandante regional Ivo Santos, que está gerenciando a necessidade. Acredito que 10 carros funcionando possibilita um trabalho magnífico.

O apoio que o senhor recebe da Secretaria de Segurança é o ideal?
       O 15º Batalhão está entre os que mais têm apresentado resultados, tendo destaque em apreensões de drogas e armas; na condução de suspeitos para a delegacia e nas prisões em flagrante. Mas, repito, alguns problemas vem ocorrendo em todo o país. Em Itabuna há alguns fatores de ordem social que precisam ser corrigidos.

Estudo do Instituto Sangari coloca Itabuna entre as cidades mais violentas. Por que se mata tanto?
       Itabuna tem três emissoras de televisão, três ou quatro jornais de grande circulação e várias rádios. Então, se você tem uma vitrine límpida, é mais fácil visualizar as coisas. Na realidade, a maioria das pessoas que estão morrendo é ligada ao tráfico de drogas.

A PM está fazendo mudanças nos módulos policiais?
       Os módulos estão sendo transformados em bases operacionais, de apoio para os policiais em um determinado local. Não queremos policiais dentro de módulos, dormindo. Precisamos de uma polícia dinâmica, a pé, a cavalo, com motos, bicicletas e viaturas.

Como está a Patrulha do Sossego?
       Temos uma redução de ocorrências de poluição sonora. Quando começamos, tínhamos uma média de 10 veículos apreendidos no final de semana. Hoje, caiu para quatro ou três. Os pegos estão sentido a força da justiça, sendo encaminhados para o juizado criminal.

Quais são as novas ações?
       Nos próximos dias estaremos realizando uma reunião com o Ministério Público, o Judiciário, entidades de defesa social para alinhar as ações. Por exemplo, cobrar R$ 300 em uma ação penal é pouco. Dizem que a parte do corpo que dói mais é o bolso... Queremos aumentar o valor e destiná-lo à compra de equipamentos para a PM.

E o Pacto contra a Violência, da Prefeitura de Itabuna, está parado?
       Há algum tempo não temos notícia. Acredito que não deveríamos falar de pacto contra violência, mas pacto da segurança pública. Não adianta fazer reunião e não sair nenhuma solução prática. O prefeito nos prometeu 30 motos. Se já estivessem com a PM, o trabalho estaria ainda mais dinâmico. Quero aproveitar e cobrar do prefeito que cumpra a promessa.

Quais são as operações permanentes da PM em Itabuna?
       Além da Patrulha do Sossego, temos a Vista Fina, que realizamos duas vezes por mês, com a fiscalização de tudo; e a Dionísio, para reprimir o uso de bebidas alcoólicas por motoristas, entre outras ações. Temos cerca de 650 policiais e estamos formando mais 70.

 

calango.com
Cotações
Dolar, Cacau, Boi Gordo, Café e Leite

Eventos
A agenda de eventos da Bahia, do portal Calango.com

Links
Os sites recomendados por A Região

Balaio
Os classificados online de A Região

Marcel Leal
Artigos do presidente da Rede Morena

Caso Leal
Mais de 7 anos de impunidade

Calango.com
Conheça o Portal da Bahia

Propaganda
Saiba como anunciar em A Região e confira a pesquisa de audiência


[ Geral ] ....  [ Itabuna ] ....  [ Ilheus ] ....  [ Bahia ] ....  [ Malha Fina ] ....  [ Comercial ] ....  [ Giro Geral ]

Copyright©1996-2008 A Região Editora Ltda, Praça Manoel Leal (ex-Getúlio Vargas), 34, 45600-020, Itabuna, BA, Brasil
Telefone (73) 9131-7785. Reprodução permitida desde que sem mudanças e citada a fonte.